quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sou só eu, ou você também está se sentindo próximo ao fim do mundo?
Digo, ultimamente, para onde eu olho, está se falando em Apocalipse. Ligo minha TV para assistir Supernatural, e os irmãos estão correndo de um lado para o outro porque o Apocalipse está chegando e o Diabo está em plena atividade, fazendo a social completa, com direito aos Quatro Cavaleiros e tudo. Pego um livro e estou lendo A Estrada, onde o Apocalipse já passou, todo mundo já queimou e fazer a barba é luxo. Banho então é ostentar. Ligo o video game, e o Kratos está matando Deus por Deus, levando o mundo ao seu incontestável fim. E nesse ritmo, vou parar de ir ao cinema,pois um dos maiores sucessos do ano passado foi 2012, e eu não preciso nem dizer que não sobra pedra sobre pedra nesse filme, certo? Fora os filmes em que há epidemia de zumbis. E explosões nucleares. Ou pior do que nós caminhando por cima dos crânios de nossa raça flagelada pela hecatombe derradeira e condenados à danação eterna, é saber que Sex and the City 2 daqui a pouco estreará no cinema mais próximo. Oh Deus, proceda logo aos ritos finais da Bíblia e poupe-nos dessa última provação!
Agora mesmo, acabei de assistir ao filme Legion onde, adivinhem, o mundo está estourando no Apocalipse. Diferentemente do resto da nossa produção cultural, no entanto, no filme nem se fala em demônios. No filme, são anjos que se apossam dos corpos humanos e iniciam a contagem regressiva da raça. O anjo Gabriel comunica ao anjo Michael (que aqui se rebela também) que o fruto da ordem que deu início à esse dia D saiu da primeira cadeira de comando, isto é, foi Deus mesmo. O Diabo estava tranquilo curtindo esse calor infernal, espairecendo aqui por Manaus de sunga verde-limão, sem ter nada a ver. Deus que se cansou dessa desgraceira humana mesmo.
Mas eu não o culpo. Fosse eu assistindo esse auê todo, já tinha era eu mesmo jogado a bomba; ia montado nela até. Digo, olhem atentamente ao nosso panorama. Deus vêm, monta com as próprias mãos o primeiro boneco de massa e o chama de Adão; logo lhe dá uma companheira para que ele não precisasse gastar mais tempo na cozinha. Deus dá tudo o que as pequenas mentes de Adão e Eva jamais poderiam assimilar de bandeija, com uma, UMA simples ordem, e qual é a primeira coisa que Eva faz quando Deus se vira para jogar Pinball no Windows? É, vocês já sabem. E agora, quando menos se espera, você olha para o lado e tem 7 machos, tudo 1,80, macetões, em plena faculdade de Direito, jogando dominó e cantando Justin Bieber. Baby, baby baby.Sem falar que existe gente que acha que Crepúsculo passa perto de ser literatura. Não sei se você já percebeu,mas Manaus não tem elite cultural. A única elite que nós temos são os excelentíssimos protótipos de aborto que se vê por aí no Café Cancun de camisa pólo listrada. Ahazzando _/,,/.
Sério, que fracasso. Mas fora isso,e mudando o rumo desse post, eu acho plausível esse sentimento de fatalidade geral, deveras interessante na verdade. Acho que lá no fundo, as pessoas se sentem desconfortáveis com essa prospecção digital acelerada. Digo, não existem mais fronteiras, e a informação agora viaja de carona com a luz. A sensação é de que tudo está sendo jogado em todos ao mesmo tempo, não há mais ninho sagrado, não há tempo para descansar, não há mais assunto que não se possa abordar. E no meio disso tudo, o ser humano, irrisório como ele só. Aliadas à isso, eu tenho a impressão de que sempre que olho afora da janela, vejo prédios trilhando seu caminho em direção ao céu, como a curiosidade humana que se ergue acima dos grandes segredos. E no fim disso tudo, eu simplesmente creio que o ser humano não foi feito para algumas respostas; acho que nós simplesmente não somos capazes de lidar com certas razões.
Sou do tipo que crê que a coletividade humana necessita de mistério. Tão intrínseco à nossa vontade de conhecer está a nossa necessidade por ignorância. Ponto e contraponto que faço à minha teoria é o sentido perpendicular que damos a Ciência e à Religião. Suponho que não fosse a importância que damos ao conhecimento pioneiro, não iríamos nos preocupar tanto com esses pontos-de-vista. Mas como hoje temos muito no que pensar e nada à que concluir, nada mais justo do que atearmos chamas ao mundo e vê-lo arder de novo e de novo, não?
Bom Fim de Existência para você, caro Leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário