quarta-feira, 10 de março de 2010

Oscar

“The greatest promotion scheme that any industry ever devised for itself”
Palavras do ilustre diretor William Friedkin, a mente por trás de O Exorcista, sobre a muito cultuada premiação anual, The Oscars.
Premiação que teve lugar domingo último, no Beverly Wilshire Hotel, em Beverly Hills. E eu,claro, em casa, sentado,olhos grudados na TV.

Tenho que avisar de início: este ano, eu pouco sabia dos indicados. Ao contrário dos outros anos,onde poderia recitá-los um a um, este ano eu não cheguei a me aprofundar muito na premiação. Mas,ainda assim, de filme eu conheço, e dos que assisti posso falar, e extender minhas críticas à própria premiação. Vamos aos erros da noite:


10 Indicações à melhor filme? Nada Direito!

Quer dizer que agora está mais fácil ser indicado a melhor filme do que à melhor maquiagem,por exemplo? Digo, só 5 filmes podem ter a honra de dizer que foram indicados a melhor maquiagem, correto? Enquanto 10 podem dizer que foram indicados a melhor filme! Ribombam então as palavras do Sr. Friedkin; que melhor maneira de se auto promover do que aumentando a quantidade de filmes considerados “superiores”? Foi uma jogada realmente asquerosa da Academia. Diga-me que merecimento tinha, por exemplo, Up in the Air (não que o filme fosse ruim, mas ele não era UAU)? O filme não ganhou um Oscar sequer a noite toda, e ainda assim lá estava ele em Melhor Filme.E A Serious Man? Será que os acadêmicos estavam realmente tão à fim de homenagear os eruditos irmãos Cohen? E Up? Digo, o filme é bom, mas duvido que em algum momento tenha sido levado à sério pelos votantes. Sério Academia, volte à somente 5 indicados, ok? É melhor ter pouco do bom conteúdo do que muito conteúdo diluído.

Derramar Avatar no público? Nada Direito!

Ora, senhores e senhoritas, Avatar com certeza marcou a história do cinema. Com certeza vai estar nos livros do tipo “Nãoseiquantos filmes para ver antes de morrer”. Mas era claro a indicação à melhor filme era questionável, pelo menos. Ainda assim, isso eu perdôo, afinal podemos supor que a Academia queria mostrar as proporções gigantescas de Avatar,ainda que ele óbviamente não fosse ganhar; algo como um “Olha, esse filme é sério”.E mesmo desta forma, a Academia seria no mínimo repreendível, afinal ela não tem nada que ficar distribuindo indicações de consolação. Mas Avatar recebeu 9 indicações; o mesmo que o grande ganhador da noite, The Hurt Locker. O pior de tudo é que há de se traçar paralelos novamente ao comentário do Sr. Friedkin; Avatar foi alvo de marketing até mesmo na premiação, sendo que o pior foi que a Academia criou um sentimento de disputa entre os dois, apenas com um detalhe: a disputa não era real. E como resultado lógico, fica parecendo que The Hurt Locker “humilhou” Avatar, quando na realidade isso não aconteceu. Digo, daqui a 5 anos, todos vão lembrar de Avatar, mas quem vai lembrar de The Hurt Locker? Acho que três indicações ganhas para Avatar teria sido o correto. E vai me desculpando, Cameron, mas a indicação para Melhor Diretor, você não mereceu.

Chapéu em Inglorious Basterds? Nada Direito!

Tarantino criou seu Magnun Opus, um filme que é, bem, genial. Ele distorceu a história, fez graça de figurões históricos e ainda conseguiu fazer com que saíssemos do cinema contentes. Digo, Inglorious Basterds não é só uma obra visual,como foi Kill Bill, nem só uma obra pop,como foi Pulp Fiction; Inglorious Basterds foi um filme com conteúdo cerebral, foi um filme que brigou com os meus sentidos e desafiou meu ceticismo. Inglorious Basterds foi o encontro do visual calculado de Kill Bill com o pop de Pulp Fiction; se me perguntarem,a cena inicial do filme tem algo de clássico. A fotografia do filme, os diálogos, a ambientação, o elenco, a atuação, nada no filme fracassou. Foi sem dúvida um dos melhores filmes do ano.
E apenas UM Oscar? Sério, Academia? Umzinho? De oito? A minha credibilidade em vós sangra cada vez mais rápido. Tarantino, sua indicação à melhor diretor foi mais do que merecida!

Pechinchando na premiação anual? Nada Direito!

Eu me pergunto se o cachê de dois hosts simultâneos intimidou o orçamento da festa. Digo, não sei se a TNT cortou as apresentações com seus muito odiados comerciais, mas fora aquele número de dança que apresentava as trilhas sonoras indicadas (outro erro: As músicas indicadas como melhores canções não foram apresentadas. Como isso é possível?!) houve alguma apresentação que tenha nos deixado excitados? Um Ben Stiller bem maquiado, um cara tocando violão no Memorial, e o que mais? O céu não estava à altura de suas estrelas,se você me perguntar.

Mas sabem, uma coisa me agradou muito; duas aliás: Alec Baldwin e Steve Martin estavam impecáveis. Eu ri com a dupla, com seus vídeos , com suas piadas (fora aquela final do sr. Martin, contra Avatar; mal gosto!) e muito me agradou o ar de descontração que trouxeram à premiação.

Mas ainda acho que até o ano que vem, os organizadores da cerimônia tem muito o que melhorar. Pouco se salvou na noite de domingo.

3 comentários:

  1. Foi como eu te disse, durante a noite de premiação, se Avatar ganhasse de melhor filme eu iria perder a fé na Academia e mesmo que eles tenham caído de cabeça na merchandise ao menos eles provaram que ainda conseguem escolher bons diretores (nada contra o Cameron mas com esse filme ele não merecia) e bons filmes baseando-se na história que é o que eu acho que faz um filme e não em efeitos especiais e 3D, por mais que marquem história.

    E como sempre, seus textos tem a sua cara, Haro XD Sempre

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc tá realmente decepcionado com o Oscar o-o
    Imagino o quanto vc ta torcendo pra proximo ano ser melhor XD

    ResponderExcluir