quarta-feira, 24 de março de 2010

Justice for all

Tomado de curiosidade, eu fui dar uma lida no que está se passando no julgamento Nardoni.
Sabe, alegam que Avatar foi a obra mais parnasianista da década, mas eu discordo. Eu acho que a obra mais visual de todas foi sem dúvida esse nosso "julgamento".
Avatar teve que gastar 100 milhões de dólares em marketing, mas o julgamento não gastou nada e todas as engrenagens de informação do país estão girando em cima. O site da Globo, por exemplo, atualiza a cada 1 minuto. As reportagens seguem tipo "Não acredito no que acabei de ver, mas parece que o sr. promotor de defesa Cembranelli acaba de tomar água. Senhoras e senhores, ele coçou a cabeça. Preparem-se, acho que estamos prestes a vê-lo bocejar". E no minuto seguinte, descobrimos que ele de fato bocejou.
Avatar teve uma bilheteria acachapante, mas o Julgamento Nardoni conseguiu tantos devotos quanto, e olha que sem usar reconstituições computadorizadas em 3D. E quanto mais se assiste dele, mais vemos que as coisas que foram ditas dois anos atrás continuam as mesmas. À dois anos, o espalhamento de sangue e as evidências físicas restantes apontavam o casal como defenestradores verdadeiros, e agora... O sangue e as evidências continuam de pernas cruzadas,esperando ver se alguém toma alguma provicência.
Eu entendo que as coisas no tribunal tem que ser assim, evidentemente. Para ser justo, o tribunal tem que ser hermeticamente fechado. Até porque se a justiça sofresse influência da mídia assim na cara, onde iríamos parar? Mas sabe, realmente não importa. Este é um caso sem complicações, e até agora sem reviravoltas ou coisa que o valha. Até agora, a defesa tem se concentrado em, no muito, ter esperanças de poder sonhar em quem sabe no muito refutar as provas da acusação. Nada auspicioso, se você me perguntar. O máximo que a bancada conseguirá, se continuar trilhando essa vereda, e se tiver toda a ajuda dos céus, vai ser apagar os fatos da acusação e botar em seu lugar apenas o vazio, uma nuvem de incerteza e indefinição. A minha Bola 8 Mágica não acha que o futuro será assim.
Mas sabe, sentado aqui descascando meu tucumã e franzindo a testa para o horizonte além da minha janela, eu me pego repudiando essa coisa toda. No final de toda essa peça, esse teatrinho, não importa quanta cobertura essa coisa toda tenha e quantos estupros o senhor Nardoni vai sofrer na cadeia, nada vai interromper a trajetória trágica que a menina Isabella pintou no céu em 2008, seu último desenho colorido com um céu estrelado, seu lar e papai e madrasta na janela, bonecos-palito não sorridentes. Seu coração bombeou sangue quente direto no chão um pouco antes de desistir para sempre, e nenhum perito, usando quanto blue star que seja, vai conseguir fazer sentido disso. E de repente o circo todo vai ser desmontado, após o veredicto que todos nós já prevemos, e todo esse espetáculo vai ter servido só para trazer emoções desnecessárias à tona. Todos os palhaços, nossos ilustres cidadãos, entrando num único carro apertado, nosso benevolente Brasil. E o espaço das notícias que realmente importam para o país, como as que dizem respeito à um presidente inescrupuloso e sua trupe de trapaceiros truculentos,vai ter sido queimado em...nada. Até porque, essa história toda já havia sido esquecida. Se você perguntasse para um cidadão comum, acho até que ele diria que o casal já estava era preso e condenado. Está na hora de comprar um cão guia para a dona Justiça, porque elá se perde muito aqui no Brasil, e se não se perde, ela perde o ônibus e chega atrasadíssima.
Eu não estou sendo desumano quando critico essa festa em cima do julgamento, não. Eu sou desumano por outras razões. Digo, eu não mataria uma criança. Eu mataria o pai e a mãe dela. Mas ela não, Deus me livre. Eu só estou dizendo que já tem tragédia o bastante no nosso quarteirão. Olhe para o lado, você verá mil motivos para se revoltar, marchando em direção à sua testa. Mas agora eu tenho que ler o jornal de manhã e pensar "Caralho, essa história de jogar criançinhas pela janela ainda não ficou para trás na história do Brasil. Ainda é trending topic no twitter".

Um comentário:

  1. Não querendo parecer puxa saco nem nada, mas acho que tu pegaste no centro da coisa toda ( foi mal pela inabilidade em me expressar). Mesmo a mídia fazendo esse alarde todo, mesmo a opinião pública crucificar os Nardoni pelo assassinato, mesmo que "a justiça seja feita", nada muda o fato de que há dois anos uma menininha perdia sua chance de viver. Mesmo que os monstros que se dizem pais passem o resto dos dias numa vida infernal, seja na cadeia ou fora dela, ela ainda vai estar,bem,morta. Então eu acho que quem te chama/chamou/vai chamar de desumano tem um argumento muito superficial pra fazê-lo

    ResponderExcluir