sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Blackfish e South Park


Um dos meus ditados pessoais é: 

"Não há tópico de relevância social que já não tenha sido devidamente levantado e satirizado por South Park". 

Já sei o que você vai fazer: não vai nem ler o resto porque South Park é baboseira, né? Haha, não leia mesmo. Não é pra você que pensa assim =*

O desenho é insanamente bem escrito, principalmente levando em consideração que já é antigo (17 temporadas e 1 filme!!), e, por mais que 95% das pessoas achem que eu exagero quando falo da relevância do programa, possui qualidade inegável sustentada pelo sucesso de crítica que o acompanha temporada após temporada, assim como pelos muitos Emmys já recebidos.

Você fala em humor crítico moderno, eu penso primeiro em South Park.

E lógico, mais uma vez, me peguei pensando no desenho enquanto assisto Blackfish, o documentário que está causando rebuliços intensos na população norte-americana ao advogar pelo melhor tratamento das baleias utilizadas em shows aquáticos (e que passou a chamar ainda mais atenção ao ser esnobada pelos Oscars). 

Finalmente, pela primeira vez, o público está prestando atenção nesse tópico que tem plano de fundo cultural de ligação umbilical com o desenvolvimento norte-americano.
Mas ei, as cabeças (que se dizem) pensantes do país podem até ter se voltado para este problema apenas agora, ou quiçá em 2010 com a morte da treinadora Dawn durante um show exibido em 2010 no Sea World de Orlando, mas South Park já levantou o tópico MUUUUUITO antes, em 2005. Foi em Novembro de 2005 que o programa exibiu um episódio onde os protagonistas vêem que as condições em que as baleias são tratadas são insatisfatórias e precárias, assim como a razão para tal (os ticket$$$ do público) é frívola, além do que elas mesmas são um perigo para os treinadores. Decidem, portanto, salvá-las. 

O problema, e que é menos problema do que é objetivo primário dos autores, é que o aspecto infantil e as piadas grosseiras afastam tanto o público que se diz "culto" e "sofisticado", que muita (MUITA) coisa passa batida. E eu digo que é objetivo dos autores simplesmente porque, de fato, o mundo não está preparado para a carga violenta de humor engajado do programa. Os autores estão muito à frente da capacidade popular de digerir sátiras. Por isso eles foram obrigados a acatar esse formato aparentemente infantil: para não serem manchete todo santo dia (e olha que eles já são manchete até demais! haha). 

Vocês querem saber o desfecho do episódio? As crianças mandam a baleia para a Lua. Idiota? Idiota ou uma crítica extremamente cínica em relação à impossibilidade de convivência entre a ganância humana e a fragilidade do Meio Ambiente? 

Lembrem-se: há muita babaquice no humor moderno, muita mesmo. Mas em South Park... pouquíssima.

Palmas para Blackfish, que é EXCELENTE. Mas desculpa, você chegou depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário