terça-feira, 26 de março de 2013

Jim Carrey e a impopularidade


Jim Carrey sempre foi um ator popular, mas dessa vez ele se meteu na linha de fogo de metade da população americana. E da metade que realmente tem porte de arma...

Ontem, o ator publicou no site FunnyOrDie um vídeo de sua autoria e com sua atuação e cantoria com um objetivo muito simples: atacar o direito nacional (e polêmico) vigente no país que permite a comercialização pouco criteriosa de armas de fogo.

Como tópico frasal do vídeo, Jim Carrey satiriza Charlton Heston, ator falecido e histórico na cinematografia americana. O ator era conhecido pela sua ligação à armas de fogo, e no vídeo Jim Carrey chega a mencionar que ele não teria conseguido entrar no céu, pois não houve anjo que conseguisse lhe tirar os revólveres (uHAUAHUA). Usando a figura como porta de entrada na mente dos amantes das armas, Carrey procura passar uma mensagem.

Infelizmente, a população americana que aprecia a faculdade de ter ou não porte de arma, que é a maioria do país, não gostou nem um pouco da iniciativa do ator e tem retaliado bastante. O ator tem sido bombardeado no Twitter e no You Tube com mensagens-respostas pouco agradáveis. Ele, sempre de bom humor, apenas enfatiza que tem direito à opinião. 

Eu demorei a conseguir achar o vídeo, mas vou logo publicar para vocês terem uma opinião própria. Confesso desde já que gostei do curta, achei engraçado e apreciei a crítica social por trás dele. Não vou julgar a opinião do Jim Carrey, já que não moro nos EUA e nunca vivi seu estilo de vida. Mas de uma coisa eu sei: como é bom ver o comediante de volta.

Jim Carrey começou sua carreira como comediante stand-up, o que pude prestigiar apenas recentemente através de vídeos antigos postados no You Tube. Inútil dizer que o cara era talentoso demais, né? Infelizmente, nos últimos anos o comediante por trás do ator sumiu, enquanto ele se dedicou a produzir longas que, bons ou ruins, nada tinham a ver com o seu humor ácido de início de carreira. Agora, ele retorna à forma com esse excelente vídeo que explora tudo que o deixou famoso: ideias malucas, boas piadas, aptidão física para caretas e sonoplastias e conteúdo cômico.

Para mim, o humor tem que ser assim mesmo: audacioso, desbravador. E vocês, o que acham?

http://www.funnyordie.com/videos/0433b30576/cold-dead-hand-with-jim-carrey

2 comentários:

  1. com as recentes tragédias envolvendo o porte de armas sem critério, acredito que o vídeo dele chegou em boa hora.
    Existe uma organização chamada NRA (national rifle association), eles comandam todos os amantes de armas e são eles que organizam protestos para boicotar projetos de lei que regulam o porte de armas, para eles o Estado perfeito é aquele em que todos andam armados, eles até dizem que certas tragédias poderiam ser evitadas se mais pessoas estivessem armada. Eu acho que com pessoas idiotas a ponto de defender uma emenda antiga que não condiz mais com a realidade social do país, merecem um corte estilo Jim Carrey

    ResponderExcluir
  2. A problemática dos EUA é muito mais embaixo, para além da comercialização despreocupada de armas de fogo. Associam os massacres em escolas a tudo menos ao que é factual, à condição humana, é sempre assim pura e simples ignorância, esse processo doentio e psicótico tem todo um degrau até o cúmulo, se as pessoas ao redor prestassem atenção tudo seria evitado, enfim. Outra coisa, o porte de armas por civis parece minúsculo defronte a maior máquina armamentista que é o próprio país, e como podemos ver no Brasil, por exemplo, a respeito da criminalidade e o controle do porte de armas de fogo são totalmente contornáveis pela margem, com dinheiro e tráfico de poder pode-se conseguir qualquer coisa, imagine em um país como os EUA, vide a maior população carcerária do mundo, com uma população imersa em entretenimento midiático e sem senso crítico, que aceita qualquer desculpa imatura, " são terroristas, armas químicas e biológicas" e o pior, quando a realidade já não é escrachada o suficiente simplesmente se adornam em nacionalismo presunçoso.

    ResponderExcluir