domingo, 25 de julho de 2010

Pseudo-Intelectualidade: Não Faz Sentido

Então, eu muito tenho ouvido falar desse tal Felipe Neto. Recentemente eu descobri então que eu JÁ o conhecia: era aquele maluco escrachado do vídeo falando a verdade (ou algumas das delas) sobre Crepúsculo que eu tinha visto um tempo atrás. O nome do web show dele é “Não Faz Sentido”, e ele se propõe a expor o ponto de vista dele para quem quiser ouvir. O problema dele é simples: ele é um otário.
Bem, a primeira vez que eu vi o vídeo que ele fez sobre Crepúsculo, eu tenho que admitir que ele falou exatamente o que eu pensava. Nada demais, só mais alguém que entendeu como aquela porcaria toda começou. Bem, esse é o problema, na verdade. Ele fez um vídeo de 10 minutos, se esforçando ao máximo para tirar graça utilizando piadinhas infames bem ao estilo “aquele-seu-amigo-chato-que-quer-taaaanto-ser-engraçado”, e conseguiu 23 milhões de views no Youtube, o que é uma marca considerável. Eu cheguei às mesmas conclusões enquanto pegava o 125 pra chegar na faculdade, no meio naquela bomba de carne que é um ônibus lotado. (Você nunca sabe quando ele vai finalmente ceder à pressão interna e explodir 100 pessoas pelos ares!)
Olha, é chato criticar o cara. Ele fala as coisas até certinho. Exceto no vídeo sobre Fiukar, que parece ter sido feito de qualquer jeito depois que ele viu o sucesso que foi o vídeo sobre Crepúsculo. Isso é óbvio; notem como ele passa os 30% finais do vídeo pedindo ele mesmo votos para o VMB, que ele foi indicado; isso num vídeo de 7 minutos, consideravelmente menos que o anterior. Mas deixem o cara, ele acha que conheceu o sucesso. O problema nem é esse; ele infelizmente deixou claro que é propenso a falar merda.
Senhor Felipe Neto, aqui vai a minha opinião própria sobre os astros que dizem amar seus fãs: é claro que eles podem amar! Lógico! O sonho de um artista é ver sua arte ser compreendida e enaltecida. Oras, se isso acontece de fato, e de repente o artista se vê cercado de todo tipo de admiradores, lógico que ele vai amá-los! E ele pode falar tal coisa com todo o coração, se ele for um verdadeiro artista, e não estiver atrás de dinheiro. Eu gostaria então de pedir que o senhor abrisse um pouco mais a sua percepção do que é amor, e entendesse que existem tantas e variadas formas de amar que não se é possível abordá-las todas num blog. Um artista naturalmente ama aqueles que o enxergaram no meio da insignificância do cotidiano, como um homem à se afogar ama aquele que lhe estendeu a mão e o puxou do sofrimento da água. Ah, e aquele seu exemplo do garoto que é fotografado na escola é simplesmente patético, e o pior, é um sofisma: não se trata da apreciação das qualidades de alguém, mas de puro stalking: perseguição, o que é crime e é assustador. E oras, o senhor mesmo termina o vídeo pedindo votos. O que o senhor fez, senhor Felipe Melo, foi pedir a atenção de seus fãs como o faz qualquer outro artista, só que de uma maneira diferente. Nem eles, nem o senhor estão errados ao fazê-lo. E eu não digo isso como um jovem iludido e acéfalo, eu digo isso como alguém que procura ver o outro lado da moeda. Ah, e alguém que não tem nada a ganhar pela maneira que tem de ver as coisas, como outros tipos de pessoas, que têm indicações no VMB e tudo... Digo, eles PRECISAM abrir a boca, não? Se não, eles caem no esquecimento.
Mas eu admito que a culpa desse rapaz não está realmente nele. Tudo o que ele faz é trazer à mesa uma opinião que não é COMPLETAMENTE idiota; é apenas mediana. O problema é que a adolescência moderna, sinto dizer isso, é idiota. Tem uma mentalidade obtusa. É incapaz de formar opiniões. Porque ela NÃO LÊ. A cabeça do jovem moderno é uma cabeça de rádio. É uma cabeça de televisão. Jovens são tão influenciáveis quanto, oras, cachorros adestrados. E não leva um gênio para sacar isso; leva apenas alguém com desprezo o suficiente pelo sistema. Alguém como o Felipe Neto, como eu, como tantos outros! Agora, isso nos leva à uma outra questão: eu disse que a juventude não sabe das coisas porque não lê: percebam agora como o show, de sucesso, do Felipe Melo é em formato de vídeo. Estão vendo a sacada? O que ele faz é tentar parecer sagaz e original, quando tudo o que ele fala é na verdade conteúdo batido, só que previamente escrito. O sucesso dele é a PREGUIÇA da juventude moderna!
Talvez eu deixe de escrever, e comece a fazer vídeos, como ele. Sabe, para ver se fico popularzinho.
Nãão, péssima ideia. Vai que o sucesso me sobe a cabeça, e eu paro de pensar, e começo a ser mais um jovem babaca. Desses que fazem vídeos no quarto de empregada da casa,que já é meio escuro, e ainda por cima usando óculos escuros tipo moscão. Deus me livre.

5 comentários:

  1. O problema do Felipe Neto é que ele fez um vídeo com um formato atualizado, com assuntos que irritam muitas pessoas, que são pura verdade, mas ele só fez sucesso pela quantidade exagerada de palavrões. Eu não tenho nada contra vídeos ou programas, eu sei que por trás daquele apresentador fazendo papel de babaca tem uma pessoa inteligente, que pesquisa assuntos atuais, que escreve roteiros (como em seriados, os atores apenas ficam bonitos e fazem o que precisam fazer, mas há sempre um roteirista com uma idéia que pode fazer o seriado fazer sucesso e ser interessante), pessoas que cuidam do formato do programa e que são bem mais inteligentes que aquele rostinho bonitinho na frente do programa. O problema da sociedade é que ela se sujeita a achar graça das coisas mais ridículas. Mas vamos encarar, não é de hoje que o ser humano procura pelo caminho mais fácil, são poucas as pessoas que ainda se preocupam em pegar um livro pra ler, muitas apenas dizem 'Ah, vou esperar lançar um filme sobre... se for realmente bom, terá um filme' e por ai vai. Só nos resta manter nossas mentes limpas, continuar lendo (aos que já liam) e tentar ser mais espertos que esses otários levados pela mídia 8D

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Felipe Neto quis dizer, Haro, do fato das adolescentes acaba distorcendo o conceito de "amor" do Fiuk e acaba achando q ele pode mt bem casar com elas ou algo do tipo, eu não duvido que alguma delas ache, eu já vi cada coisa. Enfim, eu gostei mt do seu comentário, eu também comecei a pensar assim ao ver o video dele. :)

    ResponderExcluir
  3. não comentarei sobre o vídeo do caboco já supracitado pois não o vi( nem estou com saco de ver xp), enfim, sobre as tuas colocações, harold, concordo com a aparente letargia da nossa geração( e das vindouras gerações), nunca houve tantas fontes de informação u_u' tanto que ao contrário do que essa progenise globalizada vive os nossos antecessores não tinham a mesma facilidade( ou a mesma brutalidade) que nós temos em procurar informações, outrora toda informação era valida e absorvida, porém vivemos em tempos que a captação de conhecimento deve ser seletiva, esta seletividade somada à facilidade em achar assuntos criou uma geração que é capaz de reunir todas os seus interesses e criar uma gestalt, daí se vê estes fenômenos aleatórios e novas "ondas" à torta e a direita, daí retomo o que falei sobre a " progenise globalizada", não quero ser o Capitão da Obviedade, mais as fronteiras se resumem à um ou dois clicks e como percebemos a cultura dos " outsiders" é, por mais paradoxal que pareça " in" -lol neste aspecto a razoabilidade dessa geração orkuteira/twiteira/facebookeira tornou-se uma verdadeira "rasoabilidade", enfim, esta é a minha opnião o_o

    ResponderExcluir
  4. eu vou falar do meu jeito confuso: finalmente alguem me entende. Eu vi o video do Crepusculo (nao por vontade, fico orgulhosa em dizer que to superando essa fase -q) mas porque uma amiga mostrou. E ela pareceu achar grandes coisa a opiniao dele. E ria, descontroladamente. Eu, enquanto via, so pensava em deja-vu. Porque serio, originalidade, teu nome nao eh Felipe Neto. E o que incomoda mais eh o fato de ele ter MILHARES de fans (perdao pela falta de acento-computador idiota). Quer dizer, GENTE, como as pessoas admiram um cara que filma um video , DENTRO DE CASA, de OCULOS ESCURO. Mas talvez eu esteja sendo hipocrita ao juga-lo por um video apenas.
    E nao eh que eu me incomodasse com o que ele falava. Eh soh que, eu ja vi/li tudo isso. Been there, done that.
    E eu continuo com a minha teoria, que geracao a geracao o ser humano fica mais idiota.

    ResponderExcluir
  5. No fim das contas, são somente opiniões pouco fundamentadas cujo personagem precisa ser um mínimo engraçado para causar algum efeito. E 23 milhões de views mesclado com mais de 300 mil followers no twitter é um bom efeito, mas só demonstra o quando a juventude compra e vende opiniões alheias pelo simples fato de parecerem pertinentes. Mas não basta ser pertinente, tem que ser passada de uma maneira em que eles não precisem trabalhar muito a mente para absorver. Aí entra os vídeos, a pitada de humor, os fundamentos pobres como "se você faz isso, você é uma cocozenta" ou "você só pode fazer isso se for virgem e ingênua". BOOOMM!! Eis a era das informações descartáveis.

    Parabéns Haroldo, blog está interessantíssimo.

    ResponderExcluir